terça-feira, 1 de março de 2011

Dores na penetração

Bom garotas, atendendo ao pedido de uma leitora, ai vai um assunto interessante, Dores na penetração.
Quem nunca teve não é mesmo?




Nem todas as mulheres pensam que o sexo está ligado ao prazer, recentemente um estudo feito pelo ProSex revelou que 21% das mulheres sexualmente ativas entrevistadas sentem dores durante a relação sexual.

Atenção mulheres, muitas vezes a dor causada pode ser por fatores psicológicos, nesses casos o tratamento deve ser feito com um especialista em sexologia. O sexologista fará terias em casal ou utilizará dilatadores vaginais que propiciam exercícios capazes de minimizar esse trauma.

Porém minhas amigas, os fatores mais recorrentes são de origem orgânica como: infeccções genitais, endometriose e DSTs.
Outro motivo pode ser o uso prolongado de anticoncepcionais que tenham como efeito colateral baixar a libido e diminuir a lubrificação vaginal. Existem também casos de processos infecciosos, com ou sem secreção, que provocam um transtorno sexual caracterizado por dor na região genital durante ou depois do ato sexual (dispareunia) que pode ter várias concequencias como feirdas no colo do uterino.

Por tanto minhas amigas, sentindo o menor desconforto na hora do sexo, o correto é marcar uma consulta com o ginecologista para que seja feito um diagnóstico do seu quadro e indique a melhor forma de cura-lo, para que o sexo volte a ser prazeiroso e não dolorido.


Então, aqui vão algumas dicas para você mulher se manterem informadas:


Infecções pélvicas

São doenças na mucosa que reveste o interior da vagina e podem provocar ardor, coceira e dor. Algumas DSTs apresentam a característica, como a candidíase, vaginose bacteriana e clamídia, mas as infecções também podem ser originárias de infecções das vias urinárias, como cistite.
No caso da cistite, a doença deve ser tratada com antibióticos  e antissépticos urinários. Durante o tratamento, deve-se evitar as relações. Já a candidíase causa um processo inflamatório local, com edema e forte ressecamento vaginal, e deve ser tratado conjuntamente com o parceiro por período de tratamento e de abstenção sexual.
A qualquer sinal de ardência ou coceira procure ter abstenção sexual. Se houver relação, use preservativo sempre para evitar a contaminação do parceiro. Manter o PH vaginal básico através da higiene adequada, dormir sem calcinha e nunca usar protetor diário são boas dicas para evitar essas infecções.
 
 
 
Falta de Lubrificação

A lubrificação é um processo natural do corpo feminino quando a mulher está excitada. Nessa fase, acontece um aumento da concentração de sangue na vagina, o que estimula a secreção de muco através das glândulas do colo cervical e da mucosa vaginal e que ajudam na penetração.
Entretanto, distúrbios hormonais podem diminuir a capacidade de lubrificação e o atrito entre o pênis e a vagina provocará dores para a mulher. Uma dica é usar lubrificantes vaginais. Existe uma série de produtos no mercado erótico inclusive com cheiro e sabor, que podem até apimentar a relação na hora do sexo.
Outra opção é fazer a reposição hormonal quando o fator de origem for a menopausa. E, em outras situações de caráter psicológico, o ginecologista pode sugerir ajuda terapêutica: essa é a melhor indicação quando a falta de lubrificação estiver ligada a problemas com a libido.
 
 
Endometriose


Uma das principais causas de infertilidade feminina, a doença caracteriza-se pela presença do endométrio uma mucosa que reveste o útero e mensalmente descama quando a mulher menstrua fora do útero, nos ovários, no colo do útero ou na região das trompas, configurando a chamada endometriose externa.
Nesses locais ocorre um processo inflamatório, que deixa e região fibrosa e dolorida. É por isso que a mulher com endometriose sente dor quando o pênis entra em contato com as partes mais profundas da vagina.
O tratamento da endometriose é feito a partir da videolaparoscopia, técnica cirúrgica que utiliza uma pequena câmera de vídeo e gás carbônico para auxiliar na cirurgia. Pode-se ainda manter controle sobre a progressão da doença através do uso de implantes que suspendam a menstruação.
 
É isso ai mulheres, prestem bem atenção em qualquer sinal de desconforto e corram para o GINECO hehe.
Espero que tenham gostado
XoXo



Nenhum comentário: